Dicas para escolher um domínio

Quando li o artigo do Bruno Alves sobre domínios e subdomínios, lembrei-me do quanto foi difícl escolher o nome que usaria para blogs. Passei quase um mês pensando e tentando várias possibilidades e nenhuma delas parecia-me boa. Até que, um belo dia, depois de muito pensar, surgiu o nome Enternauta que, a princípio, não é ligado a nada (eu já havia decidido a ter um único domínio e vários subdomínios). Este fato é importante, pois assim poderia falar de diversos assuntos sem que o domínio destoasse do conteúdo. Sendo assim, sob influência do artigo do Bruno (e de conversas com o Alex), então resolvi escrever mais dois tópicos relevantes na escolha de um domínio.

A primeira coisa a ser observada é o assunto. Qual será o tema do blog ou site? Se o tema será sempre o mesmo, seria aconselhável que se mantivesse uma palavra chave no domínio. Algo do tipo: www.opensamentofilosofico.com.br, se se tratar de um blog de filosofia. Do contrário, se for escrever sobre vários assuntos, prefira separar entre vários subdomínios. (Veja as vantagens e desvantagens sobre cada uma das formas no artigo do Bruno, não vou repetir o que ele disse). Existe ainda uma outra motivação por trás desta escolha.

Depois do assunto, o nome. Uma vez resolvida a primeira questão e supondo que se escreverá sobre assuntos diversos (se o assunto for específico fica fácil), tente encontrar um nome que seja neutro. Imagine a variedade de produtos a Pepsi pode vender com esse nome! O nome não diz nada a respeito do produto (como se o nome dissesse algo da coisa – apêndice filosófico). O mesmo deve ser feito para o domínio, nomes genéricos e, como a Pepsi, fáceis de guardar. (Créditos do exemplo ao Alex.)

Quanto se quer/pode gastar com o domínio. É claro que escrever sob vários assuntos parece interessante, tanto mais, quanto mais domínios tiver. Mas isso pode ser fatal para quem estiver começando por dois motivos. O primeiro é que você gastará mais para estes domínios, o que leva a um tempo maior para o retorno. É claro que ninguém tem retorno sem um gasto inicial, entretanto (e aqui entra o segundo ponto), você vai acabar por dispersar a atenção em inúmeros projetos, ficará sem foco e sem retorno.

.com, .com.br, .net, .info etc. Aí depende da disponibilidade de quem contratará o domínio. Se você tiver um CNPJ, muito bem, pode ter um .com.br, caso não tenha, tente o .com mesmo. Só há um problema: É altamente aconselhável que se detenha o domínio principal nas mais variadas formas. Por exemplo, imagine o registro de www.opensamentofilosofico.com.br e a marca faça sucesso. Você estará em maus lençóis se não detiver o mesmo domínio só que em .com, pelo simples fato que alguém registrará em seu lugar. O que te levará a perder tráfego.

1 Comentário em “Dicas para escolher um domínio”

  1. @onlinefacil disse em 17/01/2011 às 20:48:

    O ideal é registrar vários domínios na internet, garantindo com que um erro típico de digitação leve um internauta, futuro parceiro ou cliente ao site de outra empresa, na maioria dos casos do mesmo setor…

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