Adsense e Banco do Brasil

Já é o meu segundo pagamento do Google Adsense via Banco do Brasil e, desde a primeira vez queria escrever um post sobre isso. A questão é que o BB parece ser mais burocrático do que os demais bancos para pagar o AdSense. No próprio Fórum do AdSense há inúmeros tópicos a respeito mas nenhum traz de forma clara os procedimentos para o pagamento. Então seguem alguns passos e informações para receber seus redimentos do AdSense pelo Banco do Brasil.

Descobrir se meu pagamento já está disponível

Adsense e Banco do Brasil

Adsense e Banco do Brasil

Este é o primeiro passo. Verifique na sua conta do Adsense se seus pagamentos já foram efetuados (Minha contaHistórico de Pagamentos). Caso a resposta seja positiva, aguarde algum tempo (cerca de cinco dias) para que o banco processe o pagamento. Após este período entre no site do BB e verifique se o pagamento está disponível. Vá em Conveniência e ServiçosExtratosOrdem de Pagamentos do Exterior. Agora é só selecionar a data que corresponde ao pagamento. Veja a imagem ao lado para ilustração.

Recebendo pelo Banco do Brasil
Você terá que ir até a agência para receber seus pagamentos. A primeira vez, fui informado de que poderia fazer isso por telefone (por isso esperei até o segundo pagamento para confirmar e escrever este post), o que não é o caso.

Documentos necessários
Além de seus documentos pessoais (RG, CPF e dados de sua conta) você deve imprimir o contrato do Adsense e a Demonstração de Lucros. O primeiro pode ser adquirido no link anterior, para o segundo vá em Minha contaHistórico de Pagamentos. Escolha o pagamento em questão e clique em detalhes. Uma nova página carregará. Abaixo do quadrado que contém informações dos pagamentos haverá um link: Demonstração de lucros; clique nele e imprima a página que se abrirá. Lembre-se também de anotar o número da transação a fim de adiantar o processo.

Uma informação importante (que me fez retornar ao Banco para receber) é o Motivo do pagamento nos documentos internos do Banco do Brasil. Se o atendente se mostrar vacilante quanto ao que fazer, lembre-o de que o Motivo do Pagamento é Serviços DiversosPublicidade e Propaganda. Se algo for preenchido diferente disto. Você terá de refazer todo o procedimento, ou seja, voltar ao banco.

Prazo de pagamento
Uma vez feito isso, o seu pagamento cai na conta em cerca de dois dias. Mas uma observação é válida: não demore a pedir que seu pagamento seja efetuado junta à agência. Eles expiram, segundo me informaram, em 60 dias.

Taxas
O pagamento é feito com base no cambio do dia e é cobrado IOF da transação. Também é cobrada uma tarifa adicional é chamada de Acessórios ME. A regra para esta tarifa é 1% sobre o valor da transação. Entretanto o valor mínimo cobrado é de $20 e o máximo é $100.

Retenha os seus pagamentos
Na verdade, este não é um requisito mas, uma dica que dou. O ponto aqui não é esperar que o dólar se valorize ou coisa do tipo como o pessoal do Lucrando na Rede já discutiu. A questão é não sofrer tanto com as tarifas. Desde que você não precise deste dinheiro e pode esperar, vale a pena aguardar. Se você receber $100 (o mínimo do AdSense) ou $2.000, você terá os mesmo $20 descontados.

16 Comentários em “Adsense e Banco do Brasil”

  1. Terramel disse em 03/10/2008 às 09:54:

    Excelente e completíssimo artigo! Estou indo agora no BB abrir uma conta para receber meus US$250,00 do Adsense (ou 500 reais, já que o dólar chegou aos 2 reais :D)

    Abraços

    do Terrinha

  2. Rômulo disse em 29/04/2009 às 11:15:

    Você sabe dizer se existe deságio no câmbio?

    • EnterNauta disse em 29/04/2009 às 19:41:

      Rômulo,
      não sei te dizer não. Meus conhecimentos nessa parte são pequenos.
      A idéia era apenas um guia prático para receber do Google AdSense via BB.

  3. Vinicius disse em 09/06/2009 às 20:48:

    Informei para receber os dados pelo BB. O pagamento foi emitido dia 26/05, mas até hoje não tem entrada no extrado de ordens de pagamento do exterior. Coloquei cuidadosamente os dados, verificando três vezes antes de enviar, conforme o funcionário do banco me orientou. O que posso fazer? Devo solicitar reenvio?

    • EnterNauta disse em 10/06/2009 às 15:03:

      Vinícius,

      Uma vez ocorreu que o pagamento não estava listado. Antes de pedir o reenvio, vá até o Banco do Brasil e peça para receber.
      É bem possível que eles encontrarão sua ordem de pagamento.

  4. wilde gonçalv disse em 08/03/2011 às 22:04:

    como saber se existe uma ordem de pagamento em meu nome?

    • EnterNauta disse em 13/06/2011 às 09:29:

      Wilde,

      Pelo Banco do Brasil, na guia Extratos, basta escolher Ordens de pagamentos do exterior e selecionar o período. Verá uma lista das ordens em seu nome, se houver alguma.

  5. Elton Vergara Nunes disse em 02/05/2011 às 08:49:

    Não é bem assim. Meu primeiro pagamento ficou liberado somente depois de um mês. Depois foram mais de dois meses de espera e não pagaram. O BB cobra caro e é lento.

    • EnterNauta disse em 13/06/2011 às 09:41:

      Também não é bem como diz. O BB é um pouco mais lento mesmo, mas paga melhor, pois na conversão do dólar, um centavo faz diferença. Já fiz experimentos com o Rendimento e outros, apesar de pagar um pouquinho a mais de tarifas no BB, acabou sendo mais vantagem a partir de certo montante.
      Esse post é antigo e hoje já não é necessário ir à agência, o que facilita muito as coisas (apesar de ainda demorar um pouco mais que outros bancos). A questão é por tudo no papel. Se criar conta em outro banco, terá mais uma tarifa a ser paga. A idéia é colocar tudo no papel e ver o que é mais vantajoso. Não sou a favor nem contra nenhum dos bancos, o interesse é apenas levantar pontos que nem todo mundo considera e compartilhar minha experiência no Banco do Brasil que tem sido boa.
      Aqui tem o exemplo do Rendimento x Banco do Brasil.

      A outra observação é que não pode generalizar sua experiência para as milhares de transações feitas pelo BB. Pode ter sido erro de funcionário que, sem experiência neste tipo de transação, se enrolou. No geral, o dinheiro do AdSense pelo Banco do Brasil fica disponível cerca de três a cinco dias após o envio pela Google. Valores mais baixos caem diretamente na conta. Quem ganha muito, não recebe diretamente pois poderá jogar com o câmbio, sendo necessário ir a uma agência.

  6. Carsi disse em 18/08/2011 às 20:01:

    Como ficou a situação atual? Eu não preciso ir ao banco? É que atualmente uso o Rendimento, os fdp me cobram 15 dolares de taxa. Quanto o BB cobra? Eu lucro pouco normalmente deixo juntar 115 dolares e peço a transferência.

    • EnterNauta disse em 28/08/2011 às 12:11:

      Valores baixos não é necessário ir até a agencia para receber, Carsi.
      O BB cobra 1% da transação com o mínimo de 20 dólares e máximo de 100. Porém, as taxas de conversão do Banco do Brasil são melhores.

  7. Jones disse em 30/11/2011 às 12:33:

    fui em Conveniência e Serviços – Extratos – Ordem de Pagamentos do Exterior não tem nada la faz 10 dias ja, estava esperando o pagamento nesses ordem de pagamento do exterior para depois ao banco
    1° tenho que ir ao banco depois esperar esse ordem de pagamenetos do exterior??

    aguardo resposta vlw

  8. Anonymous disse em 09/09/2012 às 16:18:

    Muito bom seu post, bem claro e objetivo, eu já recebi uns dois pagamentos pelo banco do brasil, mas agora estou com problemas. Meu último pagamento foi emitido dia 24/07 e até hoje não entrou na conta, estou aqui tentando acessar a conta atraves do site do BB, mas não estou conseguindo por causa do java desatualizado e também não tenho a senha cadastrada rs.

    Mas o que será que está acontecendo se já recebi antes e não tive problemas, sei que se for ao banco não irei obter respostas, e agora estou mais preocupada porque vc disse que o pagamento pode expirar após 60 dias e o meu está caminhando para este prazo.

    Aguardo contato.

    Obrigada

    • EnterNauta disse em 19/09/2012 às 13:58:

      Bom, Acho que o prazo são 90 dias.
      Indo na agência, poderá ter mais informações sim, de preferência, vá até uma agencia câmbio, caso tenha, em sua cidade. Leve a “Demonstração de Lucros” impressa que eles conseguirão encontrar sua ordem.

      Não sei quanto ganha, mas pode ser que eles tenham não liquidado sua ordem por causa de valores. Dependendo do valor é mesmo necessário ir até a agência para liberarem o pagamento.

  9. Alezy Oliveira disse em 28/09/2012 às 19:43:

    Ótimo!

Deixe seu comentário