Dicas para escolher um domínio
Quando li o artigo do Bruno Alves sobre domínios e subdomínios, lembrei-me do quanto foi difícl escolher o nome que usaria para blogs. Passei quase um mês pensando e tentando várias possibilidades e nenhuma delas parecia-me boa. Até que, um belo dia, depois de muito pensar, surgiu o nome Enternauta que, a princípio, não é ligado a nada (eu já havia decidido a ter um único domínio e vários subdomínios). Este fato é importante, pois assim poderia falar de diversos assuntos sem que o domínio destoasse do conteúdo. Sendo assim, sob influência do artigo do Bruno (e de conversas com o Alex), então resolvi escrever mais dois tópicos relevantes na escolha de um domínio.
A primeira coisa a ser observada é o assunto. Qual será o tema do blog ou site? Se o tema será sempre o mesmo, seria aconselhável que se mantivesse uma palavra chave no domínio. Algo do tipo: www.opensamentofilosofico.com.br, se se tratar de um blog de filosofia. Do contrário, se for escrever sobre vários assuntos, prefira separar entre vários subdomínios. (Veja as vantagens e desvantagens sobre cada uma das formas no artigo do Bruno, não vou repetir o que ele disse). Existe ainda uma outra motivação por trás desta escolha.
Depois do assunto, o nome. Uma vez resolvida a primeira questão e supondo que se escreverá sobre assuntos diversos (se o assunto for específico fica fácil), tente encontrar um nome que seja neutro. Imagine a variedade de produtos a Pepsi pode vender com esse nome! O nome não diz nada a respeito do produto (como se o nome dissesse algo da coisa – apêndice filosófico). O mesmo deve ser feito para o domínio, nomes genéricos e, como a Pepsi, fáceis de guardar. (Créditos do exemplo ao Alex.)
Quanto se quer/pode gastar com o domínio. É claro que escrever sob vários assuntos parece interessante, tanto mais, quanto mais domínios tiver. Mas isso pode ser fatal para quem estiver começando por dois motivos. O primeiro é que você gastará mais para estes domínios, o que leva a um tempo maior para o retorno. É claro que ninguém tem retorno sem um gasto inicial, entretanto (e aqui entra o segundo ponto), você vai acabar por dispersar a atenção em inúmeros projetos, ficará sem foco e sem retorno.
.com, .com.br, .net, .info etc. Aí depende da disponibilidade de quem contratará o domínio. Se você tiver um CNPJ, muito bem, pode ter um .com.br, caso não tenha, tente o .com mesmo. Só há um problema: É altamente aconselhável que se detenha o domínio principal nas mais variadas formas. Por exemplo, imagine o registro de www.opensamentofilosofico.com.br e a marca faça sucesso. Você estará em maus lençóis se não detiver o mesmo domínio só que em .com, pelo simples fato que alguém registrará em seu lugar. O que te levará a perder tráfego.