SEO: O que é e qual sua importância

Já faz um tempo que gostaria de escrever alguma coisa sobre SEO, mas primeiro seria melhor definir do que esta sigla se trata e qual sua importância. SEO significa Search Engine Optimizer ou, para o português, Otimização para Mecanismo de Busca. Isto é um tipo de estratégia para melhorar a indexação de um site e, consequentemente, aumentar o número de visitas do mesmo. Se levarmos em consideração que a maioria dos acessos de um site é através de mecanismos de pesquisa, está aí uma boa oportunidade de aumentar o número de acessos uma página na internet.

SEO White Hat

SEO White Hat

Existem vários tipos te técnicas de SEO, algumas delas ilícitas (ou pelo menos, não recomendadas pelos mecanismos de busca) a qual são chamadas de Black Hat. Black Hats, geralmente, obtêm vantagem nos mecanismos de busca por acrescentar meta tags, ou palavras chaves em páginas que não correspondam aos seus conteúdos, por esconder o conteúdo de uma página ou, de forma mais complexa, enganar os algoritmos de pesquisa. Estas técnicas são oportunistas, visam enganar o internauta para um fim específico que não levar informação ao usuário (suponhamos, ganhar dinheiro) e devem ser evitadas, embora estratégias White Hat sejam sempre bem vindas e úteis a todos.

Antes de escrever algumas dicas iniciais para SEO, gostaria levar primeiro em consideração a importância de se investir em mecanismos de pesquisa. Não há sentido em dedicar horas preciosas lendo sobre SEO e mecanismos de busca se não há importância nisso. Vou dar um exemplo verídico do quanto vale gastar um pouquinho (seja dinheiro, seja tempo) na otimização de seu site.

Dias atrás ia construir um site para um distribuidor de uma marca de cosméticos. Esta marca é, vamos dizer, genérica de marcas famosas, desenvolvendo suas próprias fragrâncias em perfumes, hidratantes, sabonetes, maquilagem baseando-se em marcas já estabelecidas. Até aí tudo bem. Mas vi, pelo menos, duas falhas graves quanto a divulgação de seu produto na internet. A primeira é que eles, por contrato, não permitem a divulgação de seus distribuidores na internet, ou seja, eles não podem ter seu próprio WebSite. Um absurdo! É a própria marca que ganha com a divulgação feita por seus distribuidores. A justificativa, segundo me pareceu, era de que a marca deseja concentrar os pedidos de revendas e ela mesma encaminhar ao distribuidor mais próximo do revendedor. Tudo bem, faz sentido, vamos fingir que a justificativa é justa com os demais distribuidores e passemos à segunda falha.

O site desta empresa de cosméticos é muito bonito, cheio de imagens e animações em flash (arg!) e contém um número razoável de informações. Claro estética é bem importante, imagine se uma loja de cosméticos cheirasse mal, ninguém compraria nada lá, digamos que um site bonito seja o equivalente visual na internet de um aroma agradável fora da net. Totalmente justificável. Qual o problema quanto ao site da empresa? Nenhum. O problema é como um internauta interessado em cosméticos (o principal produto da empresa) vai encontrar o site. Vamos a uns dados simples:

Fiz um pesquisa no Google (principal mecanismo de busca) com a palavra chave cosméticos com e sem acento. O resultado? Para cosméticos a página está em 938º lugar, ou seja na última página do Google se considerarmos que os resultados relevantes foram omitidos. Já para cosmeticos (sem acento) o resultado foi um pouco melhor (para ser irônico) 831º lugar. Uma pergunta: Quem vai achar essa página? Só quem conhece a marca, mas quem conhece a marca vai direto ao site. É bem possível que se colocasse a palavra cosméticos no título, depois de indexado, este artigo apareceria antes que a página da empresa, e qual a relevância do meu site para o usuário interessado em cosméticos? Nenhuma!

Não vou ficar falando mais sobre a importância de estar em primeiro lugar ou, pelo menos, na primeira página, do Google. O exemplo é suficiente para isso. Só espero ter deixado claro o quanto é importante preocupar com a otimização de seu site. Frequentemente postarei algumas dicas e resultados de minhas próprias experiências em SEO.

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