Dicas iniciais de SEO

Muitos acham que é possível aplicar técnicas de SEO de uma só vez. Engano. Ter um site bem otimizado leva tempo, algumas vezes, muito tempo e junto com o tempo, trabalho. Sem ler e estudar não tem jeito de melhorar um site, a menos que você tenha grana para pagar alguém para otimizá-lo por você, o que, na maioria das vezes, não é caso, pois o que está atrás de uma busca por um site otimizado é dinheiro. Vale lembrar que as vezes dependemos de estatísticas para otimizar um site, e estatística com poucos dados costuma falhar.

No entanto, existem alguns tópicos iniciais que devem ser observados ao construir um site. Estas técnicas podem ser aplicadas nos primeiros dias de seu site ou blog, e é bom tê-las em mente antes mesmo de começar. São dicas bem simples, mas valiosas que dizem respeito aos primeiros passos na construção do site:

  • Certifique-se de que os mecanismos de buscas vão indexar suas páginas
    Não precisa falar que, a menos que seu site seja de uma grande marca, a maioria dos acessos virão por mecanismos de pesquisas. Sendo assim cadastre-se nas ferramentas para webmasters dos principais mecanismos de busca, por exemplo: Google , Yahoo e Live Search.
  • Tenha um Sitemap
    Sitemaps, ou mapa do site, é uma página que lista todas as entradas de seu site. Com ela, tanto usuários, quanto mecanismos de pesquisa terão acesso fácil a todo seu conteúdo. Lembre-se de submeter seu sitemap aos principais mecanismos de pesquisa listados acima.
  • Tenha um robots.txt
    Este arquivo ajuda muito aos bots de pesquisa, dizendo quais páginas devem ser indexadas e quais ignorar. Se preferir, pode colocar um padrão para cada spider.
  • Certifique-se de que seu código fonte está enxuto e correto
    Isso facilita a indexação pelos motores de busca. Tente em W3 Quality Tools. Lembre-se de que a aparencia não importa aos mecanismos de busca.
  • Não crie uma infinidade de categorias e subcategorias
    Deixe suas páginas acessíveis a partir da página inicial com pelo menos dois cliques. Isso ajuda tanto aos usuários a encontrar as páginas desejadas, quanto aos mecanismos de pesquisa a passear melhor pelo seu site. Também não crie mais de uma categoria para um só conteúdo. Assim você evita conteúdos duplicados.
  • Cuide de seus links
    Links, juntamente com os títulos, são uma das primeiras informações a respeito de sua página. Certifique-se de que ele contenha palavras-chaves relevantes para seu site e o conteúdo da página, cuide também que estejam sempre acessíveis. Links quebrados prejudicam seu site. Utilize o Google Webmasters Tools para analisar seu site.
  • Divulgue seu site
    Conseguir links direcionando para seu site é uma boa forma de aumentar sua posição em mecanismos de pesquisas. Portanto, participe de foruns de discussões, cite artigos de outros sites que aceitem trackbacks, pingbacks etc… enfim, participe. Mas lembre-se de participar de sites de qualidade, não saia colocando sua url em sites pornos. Lembre-se também que muitas áreas de comentários vem com a propriedade rel=”nofollow” que não permite que os mecanismos de buscam sigam aquela url afim de evitar spams.
  • Tenha uma boa descrição do seu site
    Uma boa meta tag pode ajudar bastante a selecionar o seu conteúdo. Certifique-se de que tenha um pequeno texto (200 palavras) descrevendo o seu site. Lembre-se de palavras chaves também, bem como seus sinônimos.
  • Mantenha um feed
    Feeds, apesar de poucos conhecidos por muitos usuários é uma ferramenta muito interessante. Com ela, você envia atualizações tanto aos usuários cadastrados em seu site, quanto a alguns mecanismos de busca que os utilizam. Recomento o FeedBurner.

Deixe seu comentário