Criar pesquisas na Internet

Você certamente já esbarrou com alguma pesquisa ou questionário enquanto navegava por um blog ou site, não é? Criar um questionário desses para o seu site ou blog não é muito difícil, tudo o que você precisa é ter uma conta no Google Docs, um serviço do Google que trabalha com o sistema de computação em nuvem e é extremamente útil para se partilhar arquivos de texto ou planilhas.

Como criar uma pesquisa pelo Google Docs?

Antes de mais nada você precisa fazer sua conta no Google. Se você já tem um e-mail do Gmail ou de algum outro serviço do Google, o Docs estará disponível automaticamente. Faça seu login e siga os passos:

  • Quando estiver na página inicial do Google Docs clique na opção Novo > Formulário
  • Preencha os campos com o nome do seu formulário, coloque uma breve descrição do assunto se quiser.
  • Em seguida você deve inserir as perguntas e escolher o tipo de resposta que deverá ser dada (se em texto, números ou múltipla escolha). Para inserir novas perguntas vá na opção Adicionar Item (no canto esquerdo superior da tela) e insira todas as perguntas desejadas.
  • Quando terminar você poderá clicar na opção Tema (também no canto superior esquerdo da tela) e mudar a aparência de seu formulário, escolhendo dentre os modelos disponíveis.
formulário

Maneira simples e rápida de criar pesquisas

Ao terminar estas etapas, você poderá mandar o formulário por e-mail ou colocá-lo em seu site. Para isso clique na opção Incorporar (canto superior direito da tela) e copie o link que será fornecido, para depois colá-lo em seu blog.

Você poderá sempre voltar na página do Google Docs, escolher seu formulário e ver os resultados das perguntas em forma de planilha ou resumo.

Deixe seu comentário