Criar .htaccess contra hotlinking

Hotlink é uma prática vergonhosa: imagens que são carregadas em outros servidores consomem banda do hospedeiro que tem que pagar por algo não consome. Acontece que, muitas das vezes quem faz hotlink nem sabe do que está acontecendo ao copiar uma imagem que pode estar causando prejuízo a alguém. É claro que na maioria dos casos uma imagem não causa impacto já que blogs de pessoas que não sabem o que é holinking costumam não ir bem, mas imagine centenas de hotlinkadores em um site de papel de parede ou galeria de fotos. O rombo pode ser grande.

Se o hospedeiro não quer permitir que a imagem apareça em outro site, ele tem duas alternativas. 1- Solicita manualmente que a imagem seja retirada ou cria um arquivo chamado .htaccess na pasta que armazena as imagens e evitar que imagens sejam carregadas em domínios diferentes do que ele permite (e pode, inclusive, substituir a imagem por uma outra explicando ao usuário o que está acontecendo).

Como fazer o arquivo manualmente eu já havia explicado no post sobre proteger imagens, mas apresento agora uma forma mais fácil, uma ferramenta online com um pouco mais de opções. O .htaccess Hotlink Protection permite criar o arquivo .htaccess facilmente apenas digitando as urls permitidas, escolhendo uma imagem a ser exibida caso ocorra hotlink e para quais tipos de arquivos a proteção funcionará. Depois é só testar qualquer url neste link.

Fazendo isso teria duas dicas. A primeira é colocar as imagens em um servidor externo. A segunda é que os leitores de seu blog via feeds podem também não ver as imagens, sendo assim, permita além de seu domínio, as urls do Google Reader e os principais agregadores de feeds e também emaisl (case envie as atualizações desta forma)

Deixe seu comentário