Backup WordPress: como fazer

O WordPress é uma ferramenta CMS amplamente utilizada em todo o mundo. Seu site ou blog configurado em WordPress precisa estar sempre seguro, e para isso é necessário realizar backups periodicamente.

Há alguns plugins para WordPress que prometem o backup completo de seu site ou blog, mas algumas pessoas relatam que eles não são tão confiáveis assim. Portanto, é mais seguro utilizar o método manual de backup. Apesar de manual, o método não tem nada de complicado e envolve, basicamente, apenas 2 etapas.

Etapa 1: Você precisará baixar o Banco de Dados de seu blog. É nesse banco de dados que estão armazenadas informações como páginas, postagens e definições de plugins instalados, por exemplo.

Etapa 2: Você precisará baixar as pastas do WordPress utilizando um software de FTP como o Filezilla, por exemplo. Fazendo isso, você estará salvando suas fotos, uploads e temas.

Preparamos um tutorial que mostra passo a passo as etapas descritas acima.

Backup WordPress: como fazer

O backup do WordPress é realizado basicamente em 2 etapas.

Passo 1: Banco de Dados

1. Acesse o Painel de Controle de sua hospedagem e navegue até a sessão “Banco de Dados”. Encontre a opção “Bases de Dados MySQL”. Dependendo do seu provedor de hospedagem, o nome e o visual podem estar um pouco diferentes da imagem abaixo, mas o caminho é praticamente o mesmo.

Backup WordPress: como fazer

Encontrando o banco de dados

2. Ao acessar “Bases de Dados MySQL”, clique sobre o banco de dados correspondente à sua instalação do WordPress e selecione a opção referente ao backup. No caso da minha hospedagem, eu clico em “Backup”, como indicado abaixo.

Backup WordPress: como fazer

Fazendo backup do banco de dados

3. Após realizar o backup, salve-o em seu computador.

Passo 2: Pastas do FTP

1. Acesse as pastas e arquivos de sua hospedagem através de um software FTP. Nesse exemplo, utilizaremos o Filezilla.

2. Se você só tem um blog ou site WordPress em seu provedor de hospedagem, então, é só baixar todos os arquivos que estão na pasta “public_html”. A estrutura deverá ser parecida com a que é exibida na imagem abaixo.

Backup WordPress: como fazer

Estrutura de pastas do WordPress

Conclusão

Esses dois passos são suficientes para você garantir um backup de seu WordPress. É recomendado fazer o backup periodicamente, ao menos 2 ou 3 vezes por semana, principalmente se seu provedor de hospedagem não oferecer o backup diário de seu site. Se você costuma atualizar com muito mais frequência ou realiza alterações em temas e plugins constantemente, pode fazer esse backup todos os dias. O processo não é demorado. Depende de sua conexão e da quantidade de arquivos que você possui, porém, em médio, o backup do banco de dados não leva mais que 1 minuto e o backup dos arquivos pode levar de 10 a 30 minutos.

Quando você precisar subir esse backup para o servidor novamente ou quando quiser mover seu blog ou site de um domínio para outro ou de uma hospedagem para outra, basta importar o Banco de Dados em seu provedor de hospedagem e subir todos os arquivos baixados via FTP para o novo local.

Deixe seu comentário