Notepad++: Programar ficou mais fácil

Como já venho dizendo, o EnterNauta vem sendo direcionado para um público que não conheça tanto de informática, computação e internet. Isso acontece porque eu mesmo não sou um usuário avançado, logo, vou postando conforme vou aprendendo, tentando passar o que aprendi (muitas das vezes, com auxilio de amigos – veja PalpiteDigital). Então, vamos a recomendação que faço hoje.

A minha sugestão é para quem quer trabalhar com programação ou mesmo alguma edição, por exemplo, em html. Ao invés de usar editores super pesados como o Microsoft Frontpage que no fim das contas acaba por abarrotar o sintaxe da programação de coisas inúteis e mesmo versões do programa etc e que, no fim das contas, acaba por ter conseqüência desastrosas para quem quer um código limpo, como trabalhar em WordPress. Poder-se ia usar o notepad, programa bem simples que permite programar a partir dele, mas porque não usar algo semelhante mas que seja feito para programação?

É por isso que indico o Notepad++. Ele é um programa muito leve que substitui o notepad com muito mais funcionalidades e possibilidade de inúmeras customizações rodando em Windows. Além, é claro, de suportar muitas linguagens: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, CSS, makefile, ASCII, doxygen, ini file, RC resource file, Javascript, ASP, VB/VBS, SQL, Objective- C, batch file, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smaltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup. Uma grande funcionalidade não poderia ficar de fora: o programa altera as cores dos códigos, assim cada tipo de aplicação aparece bem distinta da outra.

Fica então a recomendação do download. Deixe de lado o notepad e use o Notepad++. Para mais informações confira o site do desenvolvedor.

Baixe o notepad++ neste link.

Deixe seu comentário