Plugins Essenciais – WordPress

Uma simples procura por plugins para WordPress no Google, mostrará não só os repositórios mas também uma quantidade enorme de listas do tipo: plugins que atualmente uso, os melhores plugins, plugins indispensáveis, top plugins etc. É claro, este é um ponto válido. Saber quais plugins um blog utiliza é de fato interessante. Por isso eu decidi publicar minha lista também porém, de maneira diferente.

Toda vez que instalo o WordPress para um novo blog, eu vou em uma pasta específica chamada Wp Essenciais e faço upload para a pasta plugins em wp-content. Claro, dependendo das características do blog, um ou outro plugin pode ser dito como essencial, entretanto, esta é uma pequena lista que funcionará na grande maioria dos blogs.

Plugins para WordPress Essenciais

Plugins para WordPress

Plugins para WordPress

  • Akismet – Poderoso anti spam. Tudo o que necessita é uma chave de ativação API no WordPress.com.
  • Dagon Design Sitemap Generator – Depois de gerar um sitemap.xml, este plugin adiciona um Mapa do Site aos visitantes de seu blog oferecendo-lhes a possibilidade de navegar por todo seu blog de maneira fácil. Basta ativá-lo e inserir o text <!– ddsitemapgen –> em uma página de seu blog e editar as configurações no painel Settings – DDSitemapGen.
  • Google XML Sitemaps -Este plugin cria o arquivo sitemap.xml para auxiliar a indexação de seu blog. Você pode conferir o quanto um sitemap.xml é eficaz no SEO Moz (para uma versão em português, Dinheiro Oportunidade). Uma vez ativado, o plugin (re)criará o sitemap a cada post ou alteração no blog. Opções detalhadas podem ser configuradas em Settings – XML-Sitemap
  • Faster Image Insert – Coloca o upload de imagens diretamente na página, sem precisar de abrir uma nova janela, poupando alguns segundos durante a inserção de imagens e arquivos.
  • Head META Description – A meta tag description é algo que dou um certo valor. Por um lado, é uma chance de inserir palavras chaves que não couberam no texto e, por outro, é o que, muitas vezes, o visitante verá ao fazer uma busca, sendo decisivo se você ganhará ou não o clique. O plugin não tem painel de administração e funciona de duas maneiras: gerando uma description automática de acordo com o conteúdo do blog ou através do custom field ‘description’.
  • ImageShack Uploader- Uma boa maneira de economizar banda no seu servidor é hospedando imagens em um servidor externo que permite HotLink, como é o caso do ImageShack. O plugin acrescentará uma aba de nome ImageShack no item Add an Image ao escrever um post.
  • MobilePress – detecta se o usuário está usando um dispositível móvel para então mostrar um tema específico para estes usuários, , no caso, otimizado para mobile.
  • MultiUpload ImageShack - Um plugin superior ao ImageShak uploader em alguns requisitos como SEO e praticidade. Você poderá enviar até 8 imagens de uma só vez para o ImageSahck com este plugin. Veja masi sobre o Multi Upload ImageShack.
  • Google XML Sitemap for Images – Sitemap xml de imagens
  • No Self Pings – No self pings, só isso. Nada de receber notificações dos artigos internos.
  • Publish to Schedule – Programa a publicação de artigos dependendo das configurações. Muito útil, funciona como uma agenda de posts. Para quem precisa escrever todo o conteúdo de uma só vez e programar a publicação, é um plugin indispensável.
  • WP-DBManager – Backup Early, Backup Often! É o que dizem e eu assino embaixo. Com o plugin  é possível não só fazer backups periódicos, mas também outras intervenções na base de dados, como otimizações e consultas sql.
  • WordPress Related Posts – Lista de posts relacionados (ou aleatórios) em seu blog. Muito útil para oferecer conteúdo interessante ao seu leitor e, claro, ao buscador. Gosto desse plugin em particular pela facilidade de uso com funções de Inserir os links automaticamente e também por enviar os posts relacionados nos feeds.
  • WP-CMS Post Control – Com o WordPress 2.7 uma boa parte do plugin ficou sem sentido, a saber, limpar os itens que aparecem onde se escreve posts. No entanto, ainda o uso por permitir desabilitar a função Post Revisions e alterar o modo como o WordPress faz uploads – flash/browser.
  • WP-ContactForm – Um formulário de contato simples com configurações interessantes. Uma versão semi-traduzida pode ser encontrada em Pedro Menezes. Ative o plugin e, na guia Settings – Contact Form, configure-o. Crie uma nova página e adicione o texto %% wpcontactform %% (sem os espaços).
  • WP-PageNavi – transforma a navegação pela home, categorias e tags mais amigável
  • WP Smush.it – Otimiza as imagens sem perder qualidade. Dá para ganhar vários kbs e assim diminuir o tempo de carregamento da página.
  • WP Super Cache – Para deixar seu blog mais rápido ao tornar as consultas ao banco de dados em páginas html estáticas e claro, poupar seu servidor. Totalmente indispensável.

Bônus: Como eu disse que upo o conteúdo de uma pasta. Ela contém o arquivo index.php também, desta forma, quando alguém tentar bisbilhotar os plugins que você usa acessando diretamente o diretório wp-content/plugins (eu imagino que você o bloqueie via robots.txt), cairá em um a página em branco.

Sugestões para ampliação são bem vindas!

1 Comentário em “Plugins Essenciais – WordPress”

  1. custodio disse em 04/02/2009 às 20:44:

    Boas,

    Primeiro, obrigado pela referência ao DinheiroOportunidade.com.

    Segundo, eu só sugeria mais um plugin que eu pessoalmente meto em 90% dos meus

    blogs: o All In One SEO.

    Abraço,

    custodio

Deixe seu comentário