Criar ponto de restauração no Windows 7

No Windows XP algumas ferramentas eram mais simples de serem encontradas e usadas, o que nem sempre acontece no Windows 7, onde algumas coisas mudaram de lugar ou receberam novos nomes. A restauração de sistemas foi uma destas coisas, um recurso bastante útil que ajuda a consertar problemas causados pela instalação de algum programa.

O recurso funciona criando um ponto no sistema, uma espécie de marco a partir do qual você vai fazer as modificações e instalar os programas que quiser. Se algum destes programas danificar o computador ou se recusar a ser desinstalado, basta procurar este ponto que foi previamente criado e mandar o computador voltar a ter as configurações que tinha nesse momento, excluindo todas as modificações feitas depois.

Para usar o recurso no Windows 7

caminho é um pouco diferente do que era visto no XP. Basta seguir os passos para conseguir criar seu ponto de restauração:

  • Clique no botão Iniciar e digite “criar ponto” na barra de pesquisas.
  • Aparecerá a opção “Criar ponto de restauração”. Clique nela.
  • Na tela que se abre clique na opção “Criar” na parte inferior da janela.
  • Dê um nome para o seu ponto de restauração. Escolha algo específico, que não deixe dúvidas sobre o que se trata.
Restauração

A restauração de sistema é capaz de corrigir vários problemas

Feito isso o ponto está criado e você já pode fazer as mudanças que quiser. Se elas derem errado, basta seguir estes passos para restaurar o sistema:

  • Clique no botão Iniciar novamente e digite “Restauração”.
  • Clique em “Restauração do Sistema”.
  • Aparecerá uma tela com a restauração recomendada pelo sistema. Se não for a que você criou, basta clicar em “Escolher um outro ponto de Restauração”.
  • Escolha o ponto desejado e avance.
Escolher Outro

Você pode criar vários pontos de restauração

Antes de começar a restauração salve todos os arquivos que estiverem abertos, para evitar perdê-los. Tenha em mente que a restauração de sistema não vai consertar danos causados por um vírus ou problemas maiores, mas pode ajudar muito com configurações erradas que tenham sido feitas por você ou por outros programas. Veja também como usar outros recursos no Windows 7, como o Ctrl+Alt+Del e a função Hibernar.

Deixe seu comentário