3 Anos De Blogs

Como de costume, fecho a ano desejando aos leitores um Feliz 2011 e, ao mesmo tempo, levantando oque aconteceu com os blogs no ano passado. A data não é só porque é estamos na virada, mas porque, de fato, em primeiro de janeiro de 2008 escrevia o primeiro post profissionalmente.

Feliz 2011

Para acompanhar as outras partes da história, leia o e o ano da saga.

Acontece que o ano de 2010 não foi tão diferente de 2009, quando foquei em criar mais blogs, explorar novos nichos e continuar a fazer os blogs (e receita crescer). Atualmente são mais de 20 blogs administrados apenas por mim (e uma meia dúzia em parcerias). Cada um tem um nível e potencial diferente, bem como metas e estratégias diferentes. A grande maioria com resultados satisfatórios e até surpreendentes. O suficiente para me deixar tranquilo.

Continuo, como desde 2009 vivendo exclusivamente deste trabalho online. Deixei de lado uma possível pós graduação em filosofia por alguns anos para focar apenas nos blogs. Preferi trabalhar um pouco enquanto a bolha não estoura, uma vez que não é desejo continuar como blogueiro por toda vida (nada contra, apenas tenho outros interesses). Aliás este papo de bolha estourar é furada. Desde que comecei ouve-se dizer que a bolha do AdSense iria estourar. Na prática vejo o contrário.

O AdSense cada vez mais consolidado (o que nem sempre é verdade para outros programas como o HOTWords que pode lhe deixar rico com seus incríveis 3 reais por 25.000 visitas). A questão aqui é simples: produzir blogs e conteúdos de qualidade, focando um pouco em SEO/SEM; e, por outro lado, atualizar-se.

Não acho que uma vida profissional online irá acabar logo, ao contrário, creio que a tendencia é se expandir. Porém, os modelos não serão sustentáveis por muito tempo, quer dizer, o que se faz hoje para ganhar algum dinheiro, pode não funcionar daí a seis meses se não for atualizado. Esta é, aliás, a razão pela qual minha janela como blogueiro, estimo, deve durar mais uns três anos. Depois deste tempo, sem atualizações, vou voltar a estudar filosofia.

De ruim, 2010 levou-me um grande amigo. Um amigo que além de companheiro em inúmeras discussões filosóficas, acompanhou parte de minha trajetória como blogueiro e acabou por tomar gosto pela coisa mantendo dois blogs muito interessantes: o Cartão & Crédito, algo mais profissional e o Vegan Brasil, onde ele expunha suas convicções contrárias à exploração animal, sem fanatismo, com clareza e tudo mais.  Vai fazer falta.

Deixe seu comentário